sábado, 31 de outubro de 2009

NAÇÃO BASQUETE DE RUA NO DIA DAS CRIANÇAS NO JARDIM ENCANTADO


Cerca de 20 mil crianças e adultos passaram pelos portões do Jardim São Benedito (em Campos), no domingo véspera do dia das crianças (11 de outubro). O projeto "JARDIM ENCANTADO", que contou com o apoio de diversas secretarias, levou para as crianças dezenas de brincadeiras, recreação além de muita festa.


E
como não podia ser diferente, claro que a NBR não ficou de fora dessa atitude ímpar do governo da cidade. Através de um convite da FMIJ (Fundação Municipal da Infância e da Juventude), a Nação Basquete de Rua (CAMPOS), assinou sua presença e marcou o dia de todos que passaram pela quadra poliesportiva do local, exibindo um basquete ÚNICO e bem diferenciado, descontraído, cheio de arte, integrando jovens e crianças, promovendo clínicas e mini competições, onde os destaques levaram brindes e brinquedos cedidos pela Prefeitura Municipal. Uma super estrutura foi preparada para a ocasião, seis núcleos do projeto BRINCADEIRA DE CRIANÇA (projeto do Departamento da Juventude), estiveram presentes na comemoração, onde mostravam que a preocupação com o bem estar dos pequenos ia muito além.



A Fundação Municipal de Esportes (FME), através do projeto, doou pipoca e algodão doce para as crianças durante todo o dia. Além da recreação infantil, professores de educação física da secretaria de Educação e da Fundação também participaram, orientando as crianças com basquete, futebol de salão, tae kwon do, capoeira, ginástica, etc.
A Fundação Muncipal da Infância e da Juventude e a Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima também participaram com pintura em tela, jogos lúdicos e educativos, além de animação cultural e muito mais.

Um palco foi montado para receber a Prefeita Rosinha Garotinho, que chegou no fim da manhã, onde as crianças se divertiam com os animadores da Secretaria de Educação e do projeto BRINCADEIRA DE CRIANÇA. A Prefeita, juntamente com o Secretário de Esportes Magno Prisco, e com os demais componentes do secretariado presentes, fizeram questão de olhar pessoalmente o fruto do trabalho, e visitaram cada ponto de atividades do Jardim, incluindo onde rolava o basquete de rua, tendo contato direto com o Presidente da NBR Victor "Lebron". Rosinha ressaltou que considera muito importante iniciativas jovens como a da NBR no nosso município, afirmando que acredita nos nossos jovens, além de enfatizar que a realização do sonho dos atletas do basquete urbano em Campos esta prestes a se concretizar, com a construção da quadra de basquete de rua sob a PONTE ROSINHA, através do projeto "O ESPORTE É A PONTE", ao qual o contrato com a empresa vencedora da licitação já havia sido assinado. Destacou também, que sonha em ver um atleta oriundo de nosso município competindo nas olimpíadas de 2016.

Ao se aproximar o fim da tarde, o projeto Nação BR promoveu um dos pontos fortes do evento, com uma RODA DE CULTURA, onde fomentou a união de todas as manifestações culturais (sejam elas URBANAS, RADICAIS ou DE RAÍZ), tendo como protagonistas o STREETBALL, o BREAK, o RAP e a CAPOEIRA, e levantou a todos que presenciaram, naquela tarde de domingo com jardim lotado. Logo em seguida, a crew de street dance (HIP HOP), parceira da NBR, BLACK FIRE, se apresentou no palco oficial do projeto, para um público estimado em 10.000 pessoas, fechando com chave de ouro esse grande sucesso na nossa estrada.



Depois desse dia incrível, fica um agradecimento especial a Prefeitura de Campos, e a Fundação Municipal da Infância e da Juventude pela convocação.

Confira em breve os vídeos do projeto NBR no "JARDIM ENCANTADO", onde temos como destaque a incrível jogada do atleta Pirata (Thug), em cima de Leandro (Negão), onde Thug deixou todos de boca aberta quando deitou no chão em cima da bola, com jogo rolando, e passou por entre as pernas do seu marcador com bola e tudo, finalizando a sequencia com uma dunk assustadora. Como diria DIZY RAGGA: "OOOOOOOOOOOOOOOHHHH BBBAABBBBBBBBYYYYY!!!!"


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

NBR STREETBALL CREW


Ballers da equipe NBR - CAMPOS em pose para foto no último campeonato RADICAIS LIVRES (junho 2009), na unidade do SESC da cidade. Atletas em ordem da direita para esquerda: Murilão # 41, Carlos Otávio a.k.a. Bandolero # 50, Pirata a.k.a. Thug Life # 36, Juan a.k.a. Bahuan # 28 e Lebron a.k.a. Static # 03. Os guerreiros da rua, mandaram ver e representaram o STREETBALL, com o melhor do basquete arte e com jogadas repletas de atitude.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

BASQUETE DE RUA TOMANDO A CENA DE ASSALTO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES



Como resultado das ações promovidas pelo Esquadrão da Nação (em especial a do dia 12/09), vários convites e oportunidades apareceram, e o NBR OPEN RUN acabou chegando até as áreas nobres de CAMPOS, como no sábado dia 26 de setembro, na Avenida Pelinca, onde o núcleo mais favorecido (em termos de poder aquisitivo), geralmente se reune. O cenário foi montado no estacionamento do PARQUECENTRO (um dos mais tradicionais shoppings do município), onde a NBR levou a extensão de suas atividades no evento do Super Bom BR, para mais próximo da população, num local de grande acesso. A nossa galera promoveu uma grande celebração, com muita alegria, descontração e principalmente ATITUDE, mostrando que a juventude pode sim se organizar, e revolucionar nas ruas, e principalmente fora delas.



Fomentando a valorização do censo comum em prol de um bem maior, fruto das parcerias entre vertentes da cultura URBANA, HIP HOP, e AFRODESCENDENTE de modo geral, apresentamos a CAPOEIRA (trazida pelo Prof. Totinho e o Mestre Peixinho), break e street dance (com o grupo Black Fire e a Freestyle Crew), Basquete de Rua (com a NBR claro), e como não poderia faltar, embalados pelo som do nosso MC oficial DIZY RAGGA, a voz das ruas de Campos. E com esse clima, que nossa família foi embalando e atraindo a atenção de todos que faziam compras ou apenas
passeavam pelo estabelecimento naquela tarde ensolarada, que fascinados pela riqueza e variedade cultural do que ali encontravam, não resistiam e paravam para "conferir o barulho da mulequada", como a rapaziada presente costumava brincar.


Inovação e descontração marcaram o dia de quem passou pelo resinto, pois encontraram uma RODA DE CAPOEIRA, com intervenções de RIMA NO IMPROVISO ao som de BERIMBAU, CAPOERISTAS dançando BREAK, B-BOYS jogando STREETBALL e BALLERS gingando CAPOEIRA (além de intervenções paralelas, com o melhor de cada vertente presente), tudo num belíssimo espetáculo de confraternização e miscigenação cultural, que encantou a todos, e assim tem sido por onde quer que nosso bloco passe. Isso é NBR, uma grande NAÇÃO, onde a união é a lei!


Em breve estaremos disponibilizando para vocês, trechos desse primeiro encontro, que faz parte do nosso projeto "INVASÃO NBR", onde objetivamos divulgar e conscientizar toda população (principalmente em escolas, praças, e outros pontos públicos), além de mostrar e apresentar de uma forma interativa o universo da cultura urbana e hip hop a todo povo de nossa região.


Grande abraço a todos membros dessa família!!!


terça-feira, 13 de outubro de 2009

NBR STREETBALL OPEN RUN, CAMPOS















Sábado dia 12 de setembro de 2009, ocorreu no estacionamento do supermercado SUPER BOM BR em CAMPOS DOS GOYTACAZES, um MEGA evento como os arredores jamais viram antes, NBR STREETBALL OPEN RUN, o maior evento de cultura urbana já realizado em toda região. Uma grande arena foi montada, onde reunimos crianças, jovens, adolecentes e adultos, tudo numa única celebra
ção, que teve como anfitriões as vertentes do universo HIP HOP (break, dj, mc e graffiti), em parceria com a capoeira, bandas de garagem (Bandas Eixo Nacional e GreNow), wheeling (acrobacias em motos possantes, realizadas pelo Louro Jhow), e o bmx (bike freestyle), que conduziram e ditaram o ritmo que envolveu a todos nesse dia tão especial e esperados por todos envolvidos.

Os objetivos desta macro realização, consistiam em primeiro lugar, em trazer para a população de Campos e região entretenimentos de grande porte, como já é comum nas metrópoles ao redor do Brasil e do mundo, além de desmarginalizar a questão da cultura D'RUA, mostrando a beleza e a magia dos artistas do asfalto (por isso a escolha do estacionamento para o feito), tal como mostrar que BASQUETE DE RUA, é acima de tudo arma de inclusão social, resgate da cidadânia e assistência social, onde recebemos ao longo do dia, crianças dos internatos e projetos da Fundação Municipal da Infância e da Juventude.

Mas, STREETBALL também é lazer e curtição
, logo, não podia faltar MUITA bola rolando ao som de HIP HOP, afinal, o evento também teve como fim a seleção dos melhores atletas presentes, para a nova formação da NBR versão 2009, equipe esta, que dará continuidade ao trabalho já realizado pelos jogadores da antiga formação, de visitas a escolas, bairros e outras instituições, tais como desafios municipais, competições, etc.















Para a festa ficar completa, trouxemos grandes nomes do cen
ário do streetball nacional e do mundo, como o presidente da Liga Urbana de Basquete (LUB), o nosso querido Filó, que registrou tudo nos mínimos detalhes com a LUB TV, o WG de Rua, atleta e idealizador dos principais projetos sociais voltados para o basquete arte na capital Rio de Janeiro, e que faz um trabalho louvável com a comunidade em que mora, a favela do Cezarão, e o incrível Air Maia, que com seus 1,81m de altura, faz coisas que a maioria dos gigantes de 2 metros nem sonham (quase que toca com a cabeça o aro oficial de basquete, com 3,05m). Sem contar as demais atrações, como a irreverente RODA DA INTEGRAÇÃO, onde uma confraternização de intercâmbio entre a CAPOEIRA (com o mestre Totinho), o BREAK (com o grupo BLACK FIRE e outras crews da cidade e arredores), o BASQUETE DE RUA e o BIKE FREE STYLE (com o renomado Carlos Negão), fazem uma troca de cultura,repaginando o que seria uma simples roda de capoeira e pondo a todos os que assistem, rendidos pela beleza do espetáculo.















O evento foi fruto de uma parceria realizada entre a Fundação M
unicipal de Esportes, na pessoa do presidente Magno Prisco (representado diretamente pelo diretor de esportes radicais Romeus Lins), os responsáveis pelo energético XL Energy Drink e a reitoria do IFF (Instituto Federal de Ciência e Educação Tecnológica, que tem como reitora a Ilma. Srª Cibele Daher), em associação com outros grandes parceiros do poder público e da iniciativa privada, tais como o Departamento da Juventude, a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, o Super Bom Supermercados, Viacabo, Fundação Municipal Teatro Trianon, Totall Comunicações, Gatorade, Hotel Antares, Rota e os Guardiões Serviços de Vigilância, ong Esporte Sem Fronteiras, dentre outros, além de contar com a promoção da rádio DIÁRIO FM, dos canais Mult TV e Uni TV, onde graças a estes amigos terem acreditado em nossa ideia e capacidade, que pudemos realizar com exito nossa investida.















Com tudo isso o resultado final não poderia ter sido diferente, SUCESSO TOTAL, e abriu infinitas portas para os talendos da casa.
Abaixo disponibilizamos os melhores momentos registrados pela LUB TV, para o deleito de vocês queridos amigos e amigas, vale apena conferir!


NBR OPEN RUN - "MAKING OFF":



NBR OPEN RUN - "STREETBALL HIGHLIGHTS":



NBR OPEN RUN - "STREETDANCE (B-BOYS)":



NBR OPEN RUN - "BIKE FREESTYLE":



NBR OPEN RUN - "MOTO WHEELING":



NBR OPEN RUN - "BLACK FIRE (STREET DANCE)":

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

NAÇÃO BASQUETE DE RUA


A Nação Basquete de Rua, fundada legalmente em 27/03/2009 pelo também atleta Victor “Lebron” Almeida, em parceria com outros atletas, atua na cidade de Campos dos Goytacazes desde 3 de junho de 2006 (onde realizamos o primeiro evento comemorativo com uma seletiva de streetball), e durante esse tempo, o grupo tem promovido ações no sentido de divulgar e incentivar a prática do basquete jogado nas ruas (streetball), assim como levar a população a perceber a importância social desta prática, sobretudo no que se refere à inclusão social de adolescentes e jovens da periferia.Ou seja, mostrar que trata-se de muito mais do que um simples esporte, estamos falando de um estilo de vida, pois com a prática, crianças e jovens (em sua maioria afro-descendentes), geralmente moradores de periferia, conseguem alcançar um novo caminho, tendo sua auto-estima elevada, desenvolvendo seu caráter e sonham com um futuro que passa bem longe daquilo que é sua realidade atual, revendo assim seus conceitos e reformulando seus valores. Claro que, sempre conciliado com os estudos, afinal para ser um bom streetballer (como é chamado o atleta de basquete de rua), o jovem precisa ser astuto, e possuir um raciocínio bem ligeiro, percebendo aos poucos que somente através do estudo e de uma vida honesta, terá um futuro digno, e terá meios de oferecer melhores condições aos seus. Isso foi constatado ao longo dessa nossa estrada com as experiências vividas. Tivemos oportunidades de conhecer o lado mais crítico de algumas comunidades (tidas como áreas de risco), e até mesmo o resgate de alguns jovens que estavam envolvidos com o tráfico. Estes jovens hoje, não necessariamente seguiram o caminho do basquete, mas por ele, conheceram outras vertentes da cultura hip hop, e hoje em dia seguem como b-boys(como são chamados os que dançam break), grafiteiros, e até mesmo jogadores de basquete que seguiam até bem pouco jogando conosco, deram seqüência a seus estudos e sempre lutando por um futuro, uma vida melhor, e por coisas que já tinham desistido.
Nossa entidade atua constantemente com as comunidades em vulnerabilidade social de Campos, com projetos de iniciação esportiva, incentivo a cidadania e cultura em geral, na sua maioria voltada para crianças e jovens, das faixas mais carentes de nossa cidade e arredores, moradores de zonas de risco. Porém distinção de cor, raça, ou situação socio-econômica, não são fatores de segregação no nosso trabalho, a exemplo do projeto que vínhamos realizando com as crianças no SESC – Campos.

Em paralelo a este projeto, realizado desde abril de 2006, nossa ONG executava também, com crianças da comunidade Baleeira, Parque Nova Brasília, Pecuária e principalmente do Parque Esplanada, clínicas esporádicas no CIEP do Esplanada, além de um trabalho de informação e conscientização desenvolvido nas faixas carentes de nosso município.Todo esse trabalho tem como meta fomentar um futuro melhor e mais digno para nossas crianças e jovens, longe da violência e da criminalidade em constante ascensão no perímetro urbano.Em sumo, um sonho de construir uma grande família de cidadãos de bem, e atletas campeões dentro e fora das quadras, isso é NAÇÃO, isso é NBR!!!


MATÉRIA EXIBIDA PELO PROGRAMA INTERIOR.COM, NA TV RECORD, SOBRE AS AÇÕES DA NBR EM CAMPOS: