domingo, 29 de novembro de 2009

OS ÍDOLOS MUNDIAIS DO STREETBALL PROFESSOR E HOT SAUCE NO BRASIL EM DEZEMBRO!



Grayson Boucher aka THE PROFESSOR, manda o recado, gravado para os fãs brasileiros, convocando todos para comparecerem no dia 12/12, às 20:00h no Ginásio do IBIRAPUERA, onde algumas das maiores LENDAS no streetball mundial estarão juntas, AIR UP THERE (Mr. 720), BAD SANTA, HIGH RIZER, VIOLATOR, T-NICE, AIR BAMA, todos reunidos neste que promete ser o MAIOR EVENTO de streetball já ocorrido no BRASIL, e terá transmissão ao vivo pela ESPN. Uma partida em nível dos espetáculos que são os jogos da NBA (liga profissional de basquetebol americana).

Mas o principal ponto deste evento, é a vinda DELE que é tido por 99% dos ballers como o MELHOR DO MUNDO, o responsável pela mudança da forma que o BASQUETE DE RUA (STREETBALL), é visto pelos praticantes, migrando o jogo de força para o estilo que conhecemos hoje, além de ser o principal ícone de inspiração de todos da nova geração do STREET, Phillipe Champion aka Hot Sizzle aka HOT SAUCE, que faz sua primeira visita ao Brasil em edição especial para o desafio.

E para você que ainda é novo no streetball e AINDA não conhece O CARA, abaixo vai um link de uma coletânia com alguns dos melhores momentos de HOT SAUCE.





Fica a dica para os amantes da modalidade, este evento imperdível. Holla Back!

NOVO MIX DEMO NBR

Editado por PIRATA, este mix contém algumas cenas capturadas por um celular, de uma das recentes apresentações da NBR, e foca sua temática em alguns lances dos atletas LEBRON (static), ALAN e PIRATA (thug). Vale apena conferir!



Em breve o vídeo completo, editado e mixado, juntamente com a matéria do evento do BENTA PEREIRA.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

BASQUETE ARTE AGITANDO A ROTINA DAS CRIANÇAS DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE EM CAMPOS


De volta a Campos, o movimento de atitude não pode parar de forma alguma, e foi nesse espírito que a galera NBR chegou com tudo na FMIJ (Fundação Municipal da Infância e da Juventude), e agitou as crianças atendidas pela fundação na sexta-feira dia 23 de outubro de 2009. A FMIJ, que tem sua sede localizada na entrada de uma das maiores favelas da região (a favela da TIRA GOSTO), realiza em suas instalações trabalhos com intuito aducativo, profissionalizante, recreativo, dentre outros, além de ser o órgão público incumbido de representar a prefeitura em assuntos relacionados a direitos de crianças e jovens.



Após resultados positivos de parcerias outroras firmadas entre a instituição e a NBR, a presidência da FMIJ oficializou o convite, e abriu as portas para a visita dos atletas e artistas do projeto NAÇÃO BASQUETE DE RUA, que firmou junto com a galera do HIP HOP, os MCS e com o BREAK, nessa tentativa de mostrar para as crianças ali presente um pouco mais sobre essa nossa rica cultura. Ao longo da manhã, foram promovidas brincadeiras e competições entre as crianças, apenas para ilustrar e apresentar o BASQUETE ARTE, coisa que estes no máximo já tinham ouvido falar ou visto pela TV.


Mas o trabalho não estaria completo sem a interação direta das crianças, então seguindo os princípios do projeto NBR MIRIM, nossa equipe levou alguns de nossos pequenos representantes para encarar as outras crianças, e até descobrimos um talento entre elas, que também integrou a equipe adversária, como um atleta oficial da elite das ruas do norte e noroeste fluminense.



A bola rolou solta durante a manhã inteira, enquanto os garotos e garotas iam inspirando-se pouco a pouco com as jogadas e 'moves' (como são chamados os dribles do STREETBALL), dos profissionais presentes. E durante as tentativas de reproduzir as jogadas, incrivelmente alguns dribles mostravam que os ballers mirins estavam mesmo atentos, e que tinham de fato o dom para a coisa, além de toda ginga e criatividade que o esporte exige, show de bola.


O interessante disso tudo, é que os pequenos escolhidos como representantes naquele evento, imediatamente tornaram-se ídolos dos demais, e eram alvo certo da torcida CORUJA, presidida pelas mães e responsáveis, além do endoço dos amigos e companheiros de atividades, que registraram tudo, passo a passo, com fotografias e vídeos, orgulho que não cabia mais em cada um deles.



Mas para o movimento ficar de fato completo, as crianças já diziam, tinha que ter uma demonstração dos atletas mais velhos entre eles mesmos, aí sim o jogo pegou fogo. Disputas de tirar o fôlego levantaram o pequeno grupo trabalhado naquela manhã, que foram instigados também pelos MCs AVÊ e IORY B (que foi descoberto também em uma quadra da favela oposta), que mais tarde receberam o reforço de ninguém menos que DIZY RAGGA, e os três fizeram intervenções no revezamento de rimas no improviso, além de representarem como MCs de quadra e deixarem o jogo no grau.




'MOVE' daqui e dali, bola na teste do lado do time branco, caneta pelo time preto, enterrada por ali, ponte aérea de cá, e assim o bicho pegou enquanto os mirins da NBR marcavam presença, e os bboys faziam a farra com a rapaziada. Do lado de fora, os que não estavam jogando, mantinham o fluxo brincando e 'imitando' cada movimento executado nas quatro linhas, claro que isso quando não estavam hipnotizados e atentos aos quiques da bola.



Mas o ponto forte de fato foi o duelo entre o atleta ALAN (aka SHOWMAN), que recentemente foi eleito o melhor jogador do país pela LIIBRA (onde disputou representando CAMPOS e emplacou o 2º LUGAR NACIONAL), e LEBRON (aka STATIC), que é considerado o pioneiro do jogo de RUA em CAMPOS, além de ser o percursor do STREETBALL no município, que também não fica atrás quando o assunto é D'RUA, aí já viu, não deu outra. Jogada humilhante daqui, troco à altura de lá, e por aí foi embora. Porém o mais importante foi o clima de AMIZADE e RESPEITO (apesar das disputas em quadra), que ambos atletas, assim como os demais, demonstravam acima de tudo, passando a principal lição para os meninos que assistiam e interagiam.



A hora do almoço foi chegando, e enquanto as crianças eram encaminhadas para o refeitório, o encontro ia sendo encerrado. Vários duelos, várias brincadeiras, levando aquilo que seria um encontro de 'desafio', a se tornar uma grande confraternização (BASQUETE DE RUA RAPAZ!).



Por fim, uma ação SIMPLES, porém com grande SIGNIFICADO. É importante que a sociedade atente para detalhes singelos, mas que se intensificados e repetidos por todos, podem alcançar proporções míticas, e SIM, fazer a diferença nas realidades de cada povo. Jovens aderem a criminalidade por falta de opção, falta de estímulo, atenção, enfim, por vários fatores que se trabalhados desde cedo, podemos sim REDUZIR CONSIDERAVELMENTE, basta querermos.



É muito fácil e CÔMODO, quando somos vítimas de violência ou qualquer outra agressão (física ou moral), fruto de alguém envolvido com o crime, criticarmos e adotarmos posturas radicais. Porém, o que muito pouco gente tem a sensibilidade de ponderar, é que tudo isso acontece porque somos direta ou indiretamente responsáveis, NÓS incentivamos isso, com o DESCASO, ou até mesmo com escolhas políticas inconsciente. Logo, somos DIRETAMENTE os principais afetados por isso. Muitos esquecem (ou simplesmente ignoram, vai saber), que a realidade daqueles que HOJE aparecem como "BANDIDOS", passam por caminhos infinitamente mais árduos do que nossa (muitas vezes 'mimada'), imaginação pode nos esboçar.



Uma mudança nesse quadro torna-se possível com um pequeno passo a princípio, basta que nos deixemos REFLETIR sobre essas questões da desigualdade social e racial, tão como os demais problemas sociais enfrentados pelo nosso povo. Por menor que sejam suas possibilidades de ajudar, ainda sim são maiores e MELHORES do que ficar parado SEM FAZER NADA. Mobilize-se, e pense ao menos um pouco em como pode melhorar a realidade ao seu redor, pois muitas vezes temos a oportunidade de pôr nem que seja um sorriso em um rostinho de uma crinaça, por mais discreto que esse seja, e esse simples gesto futuramente pode se reverter em algo grandioso. Pense nisso!


domingo, 8 de novembro de 2009

PROJETO 'LANCE LIVRE' EM MACAÉ


Por ser o STREETBALL uma modalidade esportiva muito nova em nosso país, ainda existem muitos mitos e dúvidas sobre essa variação do basquete. Uma das principais indagações daqueles que "desconhecem" os fundamentos dessa prática, é quanto ao lado competitivo do basquete de rua. Equivocadamente, muitos ainda crêem que STREETBALL é apenas SHOW, ou seja, que trata-se apenas de um jogo baseado em dribles sem nenhuma objetividade ou compromisso com pontuação (embora este último em algumas ocasiões de fato não seja tão importante). Mas a realidade é que esporte é sempre esporte, e como em qualquer outra modalidade, é EXTREMAMENTE necessário o domínio dos princípios básicos (fundamentos), do basquete convêncional. Mesmos os atletas do basquetebol de rua precisam ter esses fundamentos, lapidados, pois é impreterível que este possuia requisitos como saber fazer uma bandeja pelo lado esquerdo, tanto quanto o direito, saiba executar um arremeço de maneira correta, tenha noção de posicionamento em quadra, dentre outros, para então começar a focar no lado RUA do jogo, tendo em vista que dribles são desenvolvidos de acordo com as características de cada jogador, impossibilitando padrões mais específicos.



Tendo essas afirmações em mente, a NBR apoia qualquer projeto que vise o treinamento em categorias de bases (seja no basquete de quadra ou de rua). E em uma das visitas da NAÇÃO a MACAÉ - RJ, fomos ao encontro do projeto LANCE LIVRE, projeto encabeçado pelo ex-atleta profissional do Palmeiras, Léo (que também atuou como treinador de equipes profissionais do estado do Rio e de São Paulo), que de forma inicialmente independente, buscou meios junto a FESPORTE (Secretaria de Esportes), para promover os encontros, que visam ensinar esses princípios básicos a jovens do município.



O projeto prioriza atletas nas categorias INFANTO - JUVENIL (14 à 19 anos) , e trabalha tendo como meta a capacitação dos mesmos, para gerar equipes vitoriosas (como tem feito). Os alunos passam por séries de treinamentos de nível intenso (físico, movimentação, jogadas defensivas, ofensivas, etc.), e disputam várias competições de níveis municipal e estadual, para que os futuros jogadores possam vivenciar e por em prática o que aprendem nos treino.


Alguns dos principais atletas da NBR - Macaé são alunos do projeto, tendo em vista o suporte em termos de repasse de fundamentos, oferecido pelo LANCE LIVRE. Os altletas pagam uma mensalidade para ajudar a custiar os eventuais gastos, porém, são oferecidas algumas bolsas integrais a alguns alunos com bom nível de jogo. O presidente da NBR, esteve em um dos treinos, onde conversou com o Treinador Léo, e juntos começaram a avaliar uma possível parceria relativa as ações do STREETBALL da NBR em Macaé. Nossa sociedade precisa de mais projetos como o LANCE LIVRE, principalmente voltados aos jovens, pois assim diminuimos o tempo ocioso dos mesmos, e ainda repassamos a disciplina que só o esporte pode oferecer.


Para mais informações, é só entrar em contato com a secretaria da FESPORTES, em Macaé, e se interar sobre os horários e condições do projeto.

domingo, 1 de novembro de 2009

NBR FAZENDO BARULHO NA ESCOLA MUNICIPAL 'MATIAS NETO' EM MACAÉ


Dia 16 de outubro de 2009, e mais uma vez o esquadrão do aro cai na BR rumo a MACAÉ. O palco dessa vez é a ESCOLA MUNICIPAL MATIAS NETO, e a missão é "STREETBALL CRASH & SMASH". Os ballers STATIC # 3 e BAHUAN # 28 seguiam com destino ao seu encontro com ballers locais, enquanto rolava no local o evento que almejava entretenimento, explicação, e apresentação geral dessa nova tendência chamada BASQUETE D'RUA que vem ganhando notoriedade no interior graças ao trabalho dos malabaristas do asfalto de ponta a ponta do estado. O encontro tinha como metodologia reunir os alunos das escolas daquele quarteirão e promover clínicas compostas de demonstração e explicação com os alunos e curiosos. Ao longo daquela manhã de sexta-feira, a galera representou e mobilizou um público bem interessado, que iam chegando em grupos de 15 pessoas. Depois da caminhada iniciada no dia das crianças, o comprometimento e força de vontade do público de MACAÉ tornou-se nítido.




Durante o período das 9:00h da manhã às 11:30h, o clima foi de muita descontração e fascínio, graças as jogadas e ensinamentos completamentes novos passados pelos envolvidos aos alunos participantes. Do lado da equipe oficial de MACAÉ, Jigga, DVD, Revenger e Wave faziam a festa juntamente com as crianças e baller locais, que mostravam um nível satisfatório de habilidades na hora do jogo. E assim era sequenciado o rodízio de alunos.



Por volta das 12:00h, os atletas da equipe ALL STAR da NBR - CAMPOS, Lebron e Juan, chegaram ao local, e encontraram um jogo rolando, e começaram a aquecer para o desafio de D'RUA, promovendo a batalha entre atletas. Embalados ao som do DJ MARVIN, as batalhas dentro de quadra pegavam fogo, envolvendo a todos que assistiam, incluindo os alunos da Escola MARIA ISABEL (canto direito da foto abaixo), que foram para as janelas das salas no horário do intervalo, e ficaram admirados com as jogadas, dribles e arremeços dos atleta. Como um dos destaques do dia, o atleta Jigga "VOADOR" (NBR - MACAÉ), como deveria ser chamado, mostrou que ARO também é coisa de caras baixos, com seus aproximadamente 1,75m, ele desconcertou as partidas com enterradas extremecedoras em um aro de 3,00m, com saltos que deixariam qualquer pivô admirado. Agora impressionante mesmo foi a performance de BAHUAN, que veio de RIO DAS OSTRAS para concorrer a uma vaga na equipe da NBR no OPEN RUN , e ingressou como baller oficial após ter sido considerado uma das revelações do evento. Com uma evolução espantosa, Bahuan foi alvo de comentários de todos em quadra, pois em um mês o garoto adquiriu habilidade e fundamento (vale apena destacar que joga streetball há apenas 5 MESES), e vem dando show nas apresentações e nas quadras estrada a fora (foto acima).



Agora como não poderia faltar, o Lebron aka STATIC, mostrou o porque de ser o perscursor do streetball em Campos, e embalou as partidas com jogadas rápidas e dribles de segurança, com sequências de moves e combos originais, com destaque para a jogada onde tirou a camisa de Bahuan. Nesse momento as crianças das janelas começaram a gritar, e pedir para Lebron fazer denovo, e a partir daí entraram no ritmo do jogo acompanhando a cada movimento.



Mas o encontro tratava-se de um jogo, e todos queriam vencer, então o jogo ficou sério. Os participantes em quadra começaram a mostrar talento também no jogo 5 contra 5, e Érick (Revenger), DVD e Wave também mostraram a que vieram, com bolas de atitude, decidindo algumas bolas primordiais. Numa jogada de meio de quadra, Wave mostra sua habilidade e passa as bolas por entre as pernas de Lebron com uma caneta rápida, seguida de cesta. A partida foi encerrada após uma jogada sensacional de Static em cima de Jigga, onde driblando ele colocou-se de costas para Philly e pós a bola na camisa, rapidamente passando para dentro da bermuda e correndo, Jigga desconfiou, mas como não tinha visto foi procurar, onde todo mundo zoou e a partida deu-se por encerrada.


A diversão contagiou todos presentes na escola, e ao término das atividades propostas pela ação da NBR, a galera seguiu jogando "pelada" e se divertindo, comemorando o encontro e acima de tudo estando em família, tendo em vista a distância entre CAMPOS e MACAÉ.


Macaé sempre foi um dos municípios do interior do estado com maior tradição no cenário da cultura HIP HOP, e agora abrindo seus horizontes para essa nova tendência de STREETBALL, a base de seus atletas que sempre representou no basquete indoor, agora migra ao D'RUA, e como resultado é inevitável o crescimento de atletas de elite frutos do município a medida que a modalidade é propagada, e as gerações sucessoras vão conhecendo e adquirindo interesse.



Ações independentes, assim como ações consignadas com pessoas jurídicas dos poderes público e privado (como as promovidas pela NAÇÃO BASQUETE DE RUA), são de grande importância para as comunidades. É importante que todos jovens de hoje consigam enxergar que ao se mobilizarem mudanças podem ser promovidas. Assim como em Macaé, observamos atletas com enorme potencial em todos os municípios de nossa região, mas devido a algumas carências, e falta de atividades incentivadoras, estes talentos acabam sendo desperdiçados. A NBR objetiva capacitar esses atletas de nível bom, para torna-los cada vez melhores, e coloca-los aptos a competições de nível nacional e internacional, mostrando a cara SÉRIA do streetball, para que os ballers amadureçam seu jogo, e tornem cada vez mais atrativo o espetáculo para os que assistem.



Construindo passo a passo uma REVOLUÇÃO no jeito de se enxergar e jogar basquete no Norte e Noroeste Fluminense. Unindo e mostrando que atletas feitos DA RUA podem representar de igual para igual, e jogar não apenas dando show. Mostrar que o fato de ser D'RUA, não significa ser inferior, pelo contrário, as dificuldades são ainda maiores. Por isso que lutamos.


"Time é como uma família, e precisamos dar duro para ver nossa família prosperar!" - (Érick a.k.a. REVENGER)



BASQUETE DE RUA NA ASSETEC - NBR NO PROJETO INTEGRARTE -


Em continuidade ao conjunto de ações acompanhadas pela NAÇÃO, nossa equipe embarcou no dia 13 de outubro em mais uma jornada, desta vez com rumo a RODOVIA DO AÇÚCAR, onde encontra-se o sítio da ASSETEC (ASSOCIAÇÃO DE SERVIDORES DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE CAMPOS). O objetivo era conhecer e trabalhar as crianças beneficiadas pelo INTEGRARTE, projeto desenvolvido no IFF (INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, antigo CEFET), coordenado pela Assistente Social Vânia Púglia, que com base em uma parceria estabelecida com nossa associação, formalizou o convite para a visita na confraternização de DIA DAS CRIANÇAS com os atendidos (todos eles crianças moradoras do bairro CUSTODÓPOLIS).

Durante o dia, foram realizadas diversas ações, almoço, brincadeiras, entretenimentos, lanches e muito mais. A NBR aceitou com muito carinho a convocação, e mais uma vez fortaleceu presença eternizando mais esse capítulo, promovendo clínicas e brincadeiras ao fim do dia, logo após o banho de piscina das crianças, que permaneceram no local das 13:00h às 17:00h daquela data, comemorando com seus amigos, professores e com os colaboradores do projeto.


O Projeto INTEGRARTE, funciona atualmente no IFF (com sede de atendimento no mesmo local), mas costumava acontecer no barracão da Escola de Samba UNIÃO DA ESPERANÇA, em Custodópolis. Fruto de uma parceria com a FMC (FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS), inicialmente o projeto era da área de saúde, mas devido a algumas melhorias propostas por Vânia, o projeto ao longo desses 3 anos sofreu alterações em sua idéia inicial e hoje em dia dispõe de belíssima estrutura, subsidiada pelo IFF, onde profissonais e universitários da instituição, trabalham como voluntários para tentar modificar as vidas dessas crianças moradores da área em questão, o bairro de Custodópolis, que consta na lista entre as localidades mais violentas de Campos.

Os encontros dos jovens são oferecidos todas as terças e quintas, no espaço físico do campus CAMPOS - CENTRO do IFF (que disponibiliza um microônibus para o translado dos mesmos, além de lanches e todo material necessário), e o cronograma das atividades é bem amplo, passando desde aulas de noções de informática (com base em ensinar como PESQUISAR na internet, dando uma utilidade a mais à essa ferramenta virtual), acompanhamento com psicólogas, conversas de análise, auxílio em atividades curriculares, atividades físicas, dentre outras.

Um esforço louvável dessas pessoas para tentar mudar um pouco a realidade desses pequenos, que para continuarem a isufruir dos benefícios necessitam mostrar que estão mantendo condutas elogiáveis, além de notas satisfatórias e presenças nas aulas de suas escolas.

A NAÇÃO BASQUETE DE RUA se firmou parceira dessa idéia, e parabeniza a todos os idealizadores e realizadores, pois sabemos que não é fácil fazer um trabalho sério, real, de qualidade, e acima de tudo DE CORAÇÃO como o INTEGRARTE, e aqueles que o fazem, merecem todo respeito e admiração. Estamos em estudos de cronogramas para inclusão das atividades da NBR no INTEGRARTE 2010, onde especulamos o acréscimo de atividades da cultura hip hop e da capoeira às ações desenvolvidas no primeiro semestre do ano seguinte. Juntos por uma mesma causa, cada um fazendo sua parte, modificar a realidade É POSSÍVEL. Um brinde aos verdadeiros!



ATLETAS DA NBR EM MACAÉ, SE MOBILIZAM NO DIA DAS CRIANÇAS


"Atitude de leste a oeste do estado", este é o lema da NBR tanto no QG em CAMPOS, quanto na sua primeira base oficial em MACAÉ. E como ocorrido na matriz do projeto, os jovens atletas juntamente com o coordenador e diretor de atividades em MACAÉ, David Bittencour Barros (também conhecido como DVD), se reuniram numa mobilização em prol do dia dos nossos pequenos e pequenas, com intuito de promover um atrativo a mais para as CRIANÇAS em seu dia tão especial e merecido. Com o esquema montado, o palco foi o PARQUE DA CIDADE, onde uma belíssima estrutura foi preparada para receber os menores pela Prefeitura Municipal, com diversas atrações desde brinquedos de parque de diversões, algodão doces, sorteios de brindes, bicicletas, dentre várias outras atividades, tudo para marcar nas cabecinhas de cada criança aquele dia. Cerca de 3.000 pessoas, divididas entre crianças, jovens e adultos, estiveram no local ao longo daquela segunda, 12 de outubro, tudo isso em homenagem ao DIA DAS CRIANÇAS.


E a NBR - MACAÉ também assinou a lista de presença, afirmando sua posição de propagadora urbana no interior. Chegando com todo vapor, fazendo intervenções e clínicas com as crianças que foram encaminhadas a tenda que foi cedida pela organização do evento ao nosso projeto. Na parte da tarde, os atletas Jigga (aka Lil Philly), Silvio (aka Wave), David (aka DVD), e Wander, foram ao palco principal montado no local, e apresentaram o projeto ao Coordenador da Subsecretaria de Esportes e Lazer Rômulo Miranda, que deu total apoio aos representantes do asfalto naquele dia, além de divulgar o trabalho da Nação na tenda montada no Parque.



De volta as "quadras", pós os esclarecimentos do palco, a comitiva D'RUA deu sequência a sua iniciativa, com demonstrações de puro streetball em meio e uma roda improvisada no local, que atraía a atenção de todos que por ali passavam, e pouco a pouco iam aglutinando crianças ao redor, atraídas pelas eletrizantes disputas de movimentos de habilidade. Agora sim, depois de chamarem atenção, os Ballers passaram a promover interação direta com as crianças, que adoraram o primeiro contato com o novo esporte. Vários jogos foram propostos, inicialmente os membros da equipe entre si, na sequência, os ballers contra as crianças, e o ponto forte, crianças jogando contra elas mesmas, e mostrando tudo que aprenderam com as partidas assistidas.




Neste dia, nossas ações que foram firmadas em CAMPOS (com suporte da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES), se consolidaram em mais um município, mostrando que muito mais importante do que vitórias, medalhas e troféus, uma causa maior é o foco da batalha, PROMOVER A PAZ e INCLUIR SOCIALMENTE os cidadãos mirins, para cada vez mais quebrar barreiras de preconceitos, distinção de cor, classe econômica, religião ou qualquer outro fator que seja motivo de segregação.



NAÇÃO BASQUETE DE RUA, jovens de atitude unidos com um único intuito, modificar a realidade, das novas gerações de nossos bairros e cidades, e construir caminhos para provar que sonhos são possíveis!