terça-feira, 17 de novembro de 2009

BASQUETE ARTE AGITANDO A ROTINA DAS CRIANÇAS DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE EM CAMPOS


De volta a Campos, o movimento de atitude não pode parar de forma alguma, e foi nesse espírito que a galera NBR chegou com tudo na FMIJ (Fundação Municipal da Infância e da Juventude), e agitou as crianças atendidas pela fundação na sexta-feira dia 23 de outubro de 2009. A FMIJ, que tem sua sede localizada na entrada de uma das maiores favelas da região (a favela da TIRA GOSTO), realiza em suas instalações trabalhos com intuito aducativo, profissionalizante, recreativo, dentre outros, além de ser o órgão público incumbido de representar a prefeitura em assuntos relacionados a direitos de crianças e jovens.



Após resultados positivos de parcerias outroras firmadas entre a instituição e a NBR, a presidência da FMIJ oficializou o convite, e abriu as portas para a visita dos atletas e artistas do projeto NAÇÃO BASQUETE DE RUA, que firmou junto com a galera do HIP HOP, os MCS e com o BREAK, nessa tentativa de mostrar para as crianças ali presente um pouco mais sobre essa nossa rica cultura. Ao longo da manhã, foram promovidas brincadeiras e competições entre as crianças, apenas para ilustrar e apresentar o BASQUETE ARTE, coisa que estes no máximo já tinham ouvido falar ou visto pela TV.


Mas o trabalho não estaria completo sem a interação direta das crianças, então seguindo os princípios do projeto NBR MIRIM, nossa equipe levou alguns de nossos pequenos representantes para encarar as outras crianças, e até descobrimos um talento entre elas, que também integrou a equipe adversária, como um atleta oficial da elite das ruas do norte e noroeste fluminense.



A bola rolou solta durante a manhã inteira, enquanto os garotos e garotas iam inspirando-se pouco a pouco com as jogadas e 'moves' (como são chamados os dribles do STREETBALL), dos profissionais presentes. E durante as tentativas de reproduzir as jogadas, incrivelmente alguns dribles mostravam que os ballers mirins estavam mesmo atentos, e que tinham de fato o dom para a coisa, além de toda ginga e criatividade que o esporte exige, show de bola.


O interessante disso tudo, é que os pequenos escolhidos como representantes naquele evento, imediatamente tornaram-se ídolos dos demais, e eram alvo certo da torcida CORUJA, presidida pelas mães e responsáveis, além do endoço dos amigos e companheiros de atividades, que registraram tudo, passo a passo, com fotografias e vídeos, orgulho que não cabia mais em cada um deles.



Mas para o movimento ficar de fato completo, as crianças já diziam, tinha que ter uma demonstração dos atletas mais velhos entre eles mesmos, aí sim o jogo pegou fogo. Disputas de tirar o fôlego levantaram o pequeno grupo trabalhado naquela manhã, que foram instigados também pelos MCs AVÊ e IORY B (que foi descoberto também em uma quadra da favela oposta), que mais tarde receberam o reforço de ninguém menos que DIZY RAGGA, e os três fizeram intervenções no revezamento de rimas no improviso, além de representarem como MCs de quadra e deixarem o jogo no grau.




'MOVE' daqui e dali, bola na teste do lado do time branco, caneta pelo time preto, enterrada por ali, ponte aérea de cá, e assim o bicho pegou enquanto os mirins da NBR marcavam presença, e os bboys faziam a farra com a rapaziada. Do lado de fora, os que não estavam jogando, mantinham o fluxo brincando e 'imitando' cada movimento executado nas quatro linhas, claro que isso quando não estavam hipnotizados e atentos aos quiques da bola.



Mas o ponto forte de fato foi o duelo entre o atleta ALAN (aka SHOWMAN), que recentemente foi eleito o melhor jogador do país pela LIIBRA (onde disputou representando CAMPOS e emplacou o 2º LUGAR NACIONAL), e LEBRON (aka STATIC), que é considerado o pioneiro do jogo de RUA em CAMPOS, além de ser o percursor do STREETBALL no município, que também não fica atrás quando o assunto é D'RUA, aí já viu, não deu outra. Jogada humilhante daqui, troco à altura de lá, e por aí foi embora. Porém o mais importante foi o clima de AMIZADE e RESPEITO (apesar das disputas em quadra), que ambos atletas, assim como os demais, demonstravam acima de tudo, passando a principal lição para os meninos que assistiam e interagiam.



A hora do almoço foi chegando, e enquanto as crianças eram encaminhadas para o refeitório, o encontro ia sendo encerrado. Vários duelos, várias brincadeiras, levando aquilo que seria um encontro de 'desafio', a se tornar uma grande confraternização (BASQUETE DE RUA RAPAZ!).



Por fim, uma ação SIMPLES, porém com grande SIGNIFICADO. É importante que a sociedade atente para detalhes singelos, mas que se intensificados e repetidos por todos, podem alcançar proporções míticas, e SIM, fazer a diferença nas realidades de cada povo. Jovens aderem a criminalidade por falta de opção, falta de estímulo, atenção, enfim, por vários fatores que se trabalhados desde cedo, podemos sim REDUZIR CONSIDERAVELMENTE, basta querermos.



É muito fácil e CÔMODO, quando somos vítimas de violência ou qualquer outra agressão (física ou moral), fruto de alguém envolvido com o crime, criticarmos e adotarmos posturas radicais. Porém, o que muito pouco gente tem a sensibilidade de ponderar, é que tudo isso acontece porque somos direta ou indiretamente responsáveis, NÓS incentivamos isso, com o DESCASO, ou até mesmo com escolhas políticas inconsciente. Logo, somos DIRETAMENTE os principais afetados por isso. Muitos esquecem (ou simplesmente ignoram, vai saber), que a realidade daqueles que HOJE aparecem como "BANDIDOS", passam por caminhos infinitamente mais árduos do que nossa (muitas vezes 'mimada'), imaginação pode nos esboçar.



Uma mudança nesse quadro torna-se possível com um pequeno passo a princípio, basta que nos deixemos REFLETIR sobre essas questões da desigualdade social e racial, tão como os demais problemas sociais enfrentados pelo nosso povo. Por menor que sejam suas possibilidades de ajudar, ainda sim são maiores e MELHORES do que ficar parado SEM FAZER NADA. Mobilize-se, e pense ao menos um pouco em como pode melhorar a realidade ao seu redor, pois muitas vezes temos a oportunidade de pôr nem que seja um sorriso em um rostinho de uma crinaça, por mais discreto que esse seja, e esse simples gesto futuramente pode se reverter em algo grandioso. Pense nisso!


Um comentário:

  1. O mais incrível do trabalho de levar o hip hop e o basquete de rua as escolas é ver o quanto há interesse pela cultura de rua na cidade.... Me sinto muito orgulhosa em ser membro da NBR porque fomos nós que iniciamos tudo isso aqui na região e o que vemos são frutos maravilhosos como nosso pequeno B.Boy da penúltima foto ou o nosso mini jogador. Crianças que se apaixonam pela arte e com certeza vão continuar nosso legado!

    ResponderExcluir