domingo, 1 de novembro de 2009

NBR FAZENDO BARULHO NA ESCOLA MUNICIPAL 'MATIAS NETO' EM MACAÉ


Dia 16 de outubro de 2009, e mais uma vez o esquadrão do aro cai na BR rumo a MACAÉ. O palco dessa vez é a ESCOLA MUNICIPAL MATIAS NETO, e a missão é "STREETBALL CRASH & SMASH". Os ballers STATIC # 3 e BAHUAN # 28 seguiam com destino ao seu encontro com ballers locais, enquanto rolava no local o evento que almejava entretenimento, explicação, e apresentação geral dessa nova tendência chamada BASQUETE D'RUA que vem ganhando notoriedade no interior graças ao trabalho dos malabaristas do asfalto de ponta a ponta do estado. O encontro tinha como metodologia reunir os alunos das escolas daquele quarteirão e promover clínicas compostas de demonstração e explicação com os alunos e curiosos. Ao longo daquela manhã de sexta-feira, a galera representou e mobilizou um público bem interessado, que iam chegando em grupos de 15 pessoas. Depois da caminhada iniciada no dia das crianças, o comprometimento e força de vontade do público de MACAÉ tornou-se nítido.




Durante o período das 9:00h da manhã às 11:30h, o clima foi de muita descontração e fascínio, graças as jogadas e ensinamentos completamentes novos passados pelos envolvidos aos alunos participantes. Do lado da equipe oficial de MACAÉ, Jigga, DVD, Revenger e Wave faziam a festa juntamente com as crianças e baller locais, que mostravam um nível satisfatório de habilidades na hora do jogo. E assim era sequenciado o rodízio de alunos.



Por volta das 12:00h, os atletas da equipe ALL STAR da NBR - CAMPOS, Lebron e Juan, chegaram ao local, e encontraram um jogo rolando, e começaram a aquecer para o desafio de D'RUA, promovendo a batalha entre atletas. Embalados ao som do DJ MARVIN, as batalhas dentro de quadra pegavam fogo, envolvendo a todos que assistiam, incluindo os alunos da Escola MARIA ISABEL (canto direito da foto abaixo), que foram para as janelas das salas no horário do intervalo, e ficaram admirados com as jogadas, dribles e arremeços dos atleta. Como um dos destaques do dia, o atleta Jigga "VOADOR" (NBR - MACAÉ), como deveria ser chamado, mostrou que ARO também é coisa de caras baixos, com seus aproximadamente 1,75m, ele desconcertou as partidas com enterradas extremecedoras em um aro de 3,00m, com saltos que deixariam qualquer pivô admirado. Agora impressionante mesmo foi a performance de BAHUAN, que veio de RIO DAS OSTRAS para concorrer a uma vaga na equipe da NBR no OPEN RUN , e ingressou como baller oficial após ter sido considerado uma das revelações do evento. Com uma evolução espantosa, Bahuan foi alvo de comentários de todos em quadra, pois em um mês o garoto adquiriu habilidade e fundamento (vale apena destacar que joga streetball há apenas 5 MESES), e vem dando show nas apresentações e nas quadras estrada a fora (foto acima).



Agora como não poderia faltar, o Lebron aka STATIC, mostrou o porque de ser o perscursor do streetball em Campos, e embalou as partidas com jogadas rápidas e dribles de segurança, com sequências de moves e combos originais, com destaque para a jogada onde tirou a camisa de Bahuan. Nesse momento as crianças das janelas começaram a gritar, e pedir para Lebron fazer denovo, e a partir daí entraram no ritmo do jogo acompanhando a cada movimento.



Mas o encontro tratava-se de um jogo, e todos queriam vencer, então o jogo ficou sério. Os participantes em quadra começaram a mostrar talento também no jogo 5 contra 5, e Érick (Revenger), DVD e Wave também mostraram a que vieram, com bolas de atitude, decidindo algumas bolas primordiais. Numa jogada de meio de quadra, Wave mostra sua habilidade e passa as bolas por entre as pernas de Lebron com uma caneta rápida, seguida de cesta. A partida foi encerrada após uma jogada sensacional de Static em cima de Jigga, onde driblando ele colocou-se de costas para Philly e pós a bola na camisa, rapidamente passando para dentro da bermuda e correndo, Jigga desconfiou, mas como não tinha visto foi procurar, onde todo mundo zoou e a partida deu-se por encerrada.


A diversão contagiou todos presentes na escola, e ao término das atividades propostas pela ação da NBR, a galera seguiu jogando "pelada" e se divertindo, comemorando o encontro e acima de tudo estando em família, tendo em vista a distância entre CAMPOS e MACAÉ.


Macaé sempre foi um dos municípios do interior do estado com maior tradição no cenário da cultura HIP HOP, e agora abrindo seus horizontes para essa nova tendência de STREETBALL, a base de seus atletas que sempre representou no basquete indoor, agora migra ao D'RUA, e como resultado é inevitável o crescimento de atletas de elite frutos do município a medida que a modalidade é propagada, e as gerações sucessoras vão conhecendo e adquirindo interesse.



Ações independentes, assim como ações consignadas com pessoas jurídicas dos poderes público e privado (como as promovidas pela NAÇÃO BASQUETE DE RUA), são de grande importância para as comunidades. É importante que todos jovens de hoje consigam enxergar que ao se mobilizarem mudanças podem ser promovidas. Assim como em Macaé, observamos atletas com enorme potencial em todos os municípios de nossa região, mas devido a algumas carências, e falta de atividades incentivadoras, estes talentos acabam sendo desperdiçados. A NBR objetiva capacitar esses atletas de nível bom, para torna-los cada vez melhores, e coloca-los aptos a competições de nível nacional e internacional, mostrando a cara SÉRIA do streetball, para que os ballers amadureçam seu jogo, e tornem cada vez mais atrativo o espetáculo para os que assistem.



Construindo passo a passo uma REVOLUÇÃO no jeito de se enxergar e jogar basquete no Norte e Noroeste Fluminense. Unindo e mostrando que atletas feitos DA RUA podem representar de igual para igual, e jogar não apenas dando show. Mostrar que o fato de ser D'RUA, não significa ser inferior, pelo contrário, as dificuldades são ainda maiores. Por isso que lutamos.


"Time é como uma família, e precisamos dar duro para ver nossa família prosperar!" - (Érick a.k.a. REVENGER)



Um comentário:

  1. Valeu a pena o esforço hein... ficou mt responsa... e quilométrico tb!!!

    uahua...

    ResponderExcluir