domingo, 1 de novembro de 2009

BASQUETE DE RUA NA ASSETEC - NBR NO PROJETO INTEGRARTE -


Em continuidade ao conjunto de ações acompanhadas pela NAÇÃO, nossa equipe embarcou no dia 13 de outubro em mais uma jornada, desta vez com rumo a RODOVIA DO AÇÚCAR, onde encontra-se o sítio da ASSETEC (ASSOCIAÇÃO DE SERVIDORES DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE CAMPOS). O objetivo era conhecer e trabalhar as crianças beneficiadas pelo INTEGRARTE, projeto desenvolvido no IFF (INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, antigo CEFET), coordenado pela Assistente Social Vânia Púglia, que com base em uma parceria estabelecida com nossa associação, formalizou o convite para a visita na confraternização de DIA DAS CRIANÇAS com os atendidos (todos eles crianças moradoras do bairro CUSTODÓPOLIS).

Durante o dia, foram realizadas diversas ações, almoço, brincadeiras, entretenimentos, lanches e muito mais. A NBR aceitou com muito carinho a convocação, e mais uma vez fortaleceu presença eternizando mais esse capítulo, promovendo clínicas e brincadeiras ao fim do dia, logo após o banho de piscina das crianças, que permaneceram no local das 13:00h às 17:00h daquela data, comemorando com seus amigos, professores e com os colaboradores do projeto.


O Projeto INTEGRARTE, funciona atualmente no IFF (com sede de atendimento no mesmo local), mas costumava acontecer no barracão da Escola de Samba UNIÃO DA ESPERANÇA, em Custodópolis. Fruto de uma parceria com a FMC (FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS), inicialmente o projeto era da área de saúde, mas devido a algumas melhorias propostas por Vânia, o projeto ao longo desses 3 anos sofreu alterações em sua idéia inicial e hoje em dia dispõe de belíssima estrutura, subsidiada pelo IFF, onde profissonais e universitários da instituição, trabalham como voluntários para tentar modificar as vidas dessas crianças moradores da área em questão, o bairro de Custodópolis, que consta na lista entre as localidades mais violentas de Campos.

Os encontros dos jovens são oferecidos todas as terças e quintas, no espaço físico do campus CAMPOS - CENTRO do IFF (que disponibiliza um microônibus para o translado dos mesmos, além de lanches e todo material necessário), e o cronograma das atividades é bem amplo, passando desde aulas de noções de informática (com base em ensinar como PESQUISAR na internet, dando uma utilidade a mais à essa ferramenta virtual), acompanhamento com psicólogas, conversas de análise, auxílio em atividades curriculares, atividades físicas, dentre outras.

Um esforço louvável dessas pessoas para tentar mudar um pouco a realidade desses pequenos, que para continuarem a isufruir dos benefícios necessitam mostrar que estão mantendo condutas elogiáveis, além de notas satisfatórias e presenças nas aulas de suas escolas.

A NAÇÃO BASQUETE DE RUA se firmou parceira dessa idéia, e parabeniza a todos os idealizadores e realizadores, pois sabemos que não é fácil fazer um trabalho sério, real, de qualidade, e acima de tudo DE CORAÇÃO como o INTEGRARTE, e aqueles que o fazem, merecem todo respeito e admiração. Estamos em estudos de cronogramas para inclusão das atividades da NBR no INTEGRARTE 2010, onde especulamos o acréscimo de atividades da cultura hip hop e da capoeira às ações desenvolvidas no primeiro semestre do ano seguinte. Juntos por uma mesma causa, cada um fazendo sua parte, modificar a realidade É POSSÍVEL. Um brinde aos verdadeiros!



2 comentários:

  1. Na verdade estou aqui para parabenizar vocês, pela tamanha força de vontade e atitude, vi o comentario de Victor Hugo no site da CUFA, achei incrivel e vim conhecer um pouquinho sobre vocês, e espero que muios tenham essa atitude como a sua rapaz..
    Abraços!!!
    Elisa Artiaga- Goiânia -Go

    ResponderExcluir
  2. Nossa Elisa, sem palavras! Bem verdade que nosso trabalho não é realizado com base em reconhecimento, pois para alguns fins, é necessário abdicar-se de certas vaidades. Porém, sem hipocrisia, é muito bom toda vez que elogios são recebidos, rsrs. Fico muito grato pelo comentário! Grande abraço moça!

    Victor "Lebron" Hugo

    ResponderExcluir