domingo, 8 de novembro de 2009

PROJETO 'LANCE LIVRE' EM MACAÉ


Por ser o STREETBALL uma modalidade esportiva muito nova em nosso país, ainda existem muitos mitos e dúvidas sobre essa variação do basquete. Uma das principais indagações daqueles que "desconhecem" os fundamentos dessa prática, é quanto ao lado competitivo do basquete de rua. Equivocadamente, muitos ainda crêem que STREETBALL é apenas SHOW, ou seja, que trata-se apenas de um jogo baseado em dribles sem nenhuma objetividade ou compromisso com pontuação (embora este último em algumas ocasiões de fato não seja tão importante). Mas a realidade é que esporte é sempre esporte, e como em qualquer outra modalidade, é EXTREMAMENTE necessário o domínio dos princípios básicos (fundamentos), do basquete convêncional. Mesmos os atletas do basquetebol de rua precisam ter esses fundamentos, lapidados, pois é impreterível que este possuia requisitos como saber fazer uma bandeja pelo lado esquerdo, tanto quanto o direito, saiba executar um arremeço de maneira correta, tenha noção de posicionamento em quadra, dentre outros, para então começar a focar no lado RUA do jogo, tendo em vista que dribles são desenvolvidos de acordo com as características de cada jogador, impossibilitando padrões mais específicos.



Tendo essas afirmações em mente, a NBR apoia qualquer projeto que vise o treinamento em categorias de bases (seja no basquete de quadra ou de rua). E em uma das visitas da NAÇÃO a MACAÉ - RJ, fomos ao encontro do projeto LANCE LIVRE, projeto encabeçado pelo ex-atleta profissional do Palmeiras, Léo (que também atuou como treinador de equipes profissionais do estado do Rio e de São Paulo), que de forma inicialmente independente, buscou meios junto a FESPORTE (Secretaria de Esportes), para promover os encontros, que visam ensinar esses princípios básicos a jovens do município.



O projeto prioriza atletas nas categorias INFANTO - JUVENIL (14 à 19 anos) , e trabalha tendo como meta a capacitação dos mesmos, para gerar equipes vitoriosas (como tem feito). Os alunos passam por séries de treinamentos de nível intenso (físico, movimentação, jogadas defensivas, ofensivas, etc.), e disputam várias competições de níveis municipal e estadual, para que os futuros jogadores possam vivenciar e por em prática o que aprendem nos treino.


Alguns dos principais atletas da NBR - Macaé são alunos do projeto, tendo em vista o suporte em termos de repasse de fundamentos, oferecido pelo LANCE LIVRE. Os altletas pagam uma mensalidade para ajudar a custiar os eventuais gastos, porém, são oferecidas algumas bolsas integrais a alguns alunos com bom nível de jogo. O presidente da NBR, esteve em um dos treinos, onde conversou com o Treinador Léo, e juntos começaram a avaliar uma possível parceria relativa as ações do STREETBALL da NBR em Macaé. Nossa sociedade precisa de mais projetos como o LANCE LIVRE, principalmente voltados aos jovens, pois assim diminuimos o tempo ocioso dos mesmos, e ainda repassamos a disciplina que só o esporte pode oferecer.


Para mais informações, é só entrar em contato com a secretaria da FESPORTES, em Macaé, e se interar sobre os horários e condições do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário